quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PEDAGOGIA HOSPITALAR


INTRODUÇÃO
A classe hospitalar como modalidade de ensino em educação especial . A classe hospitalar não pode ser vista apenas como espaço de uma sala de aula, inserida no ambiente hospitalar, mas como um atendimento pedagógico especializado. Esse trabalho caracteriza-se pela diversificação de atividades, por ser uma classe multisseriada que atende à criança e adolescentes em enfermarias pediátricas ou em ambulatório de especialidades.
A classe hospitalar tem a finalidade de recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. A inclusão social será o resultado do processo educativo e reeducativo. A escola é um fator externo à patologia, logo, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior. Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização. E a escolarização indica criação de hábitos, respeito à rotina; fatores que estimulam a auto-estima da criança e do adolescente. (Fonseca, 1999).
O ambiente da classe hospitalar necessita ser diferenciado, tem que ser acolhedor, com estimulações visuais, brinquedos, jogos, sendo assim um ambiente alegre e aconchegante. É através do brincar que as crianças e adolescentes internados encontram maneiras de viver a situação de doença, de forma criativa e positiva. Portanto, o trabalho em classe hospitalar faz com que a diminuição do risco de comprometimento mental, emocional e físico dos enfermos.
No entanto às atividades são coordenadas de forma a dar um suporte e continuidade ao trabalho escolar das crianças/adolescentes atendidas na classe hospitalar. Assim, o planejamento de tais atividades torna-se imprescindível com o objetivo de reintegrar as crianças/adolescentes à sua escola de origem, assim que obtenham alta do hospital.
BREVE HISTÓRICO
A Classe Hospitalar tem seu início  em 1935, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris.
Seu exemplo foi seguido na Alemanha, em toda a França, na Europa e nos Estados Unidos, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas.
Pode-se considerar como marco decisório das escolas em hospital a Segunda Guerra Mundial. O grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de ir à escola, fez criar um engajamento, sobretudo dos médicos, que hoje são defensores da escola em seu serviço.
A proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1996, é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos.
Vive-se uma realidade não condizente com os direitos dessa criança/adolescente, os hospitais na sua grande maioria, principalmente no interior, despreza a importância da atuação do pedagogo na área, ficando assim esses indivíduos sem a oportunidade de aprender.
Prega-se a inclusão social nas escolas, faculdades, na mídia e no entanto nega-se o direito de incluir o pedagogo no ambiente hospitalar.
Os profissionais da área de educação que dedicam-se ao ensino em hospitais são merecedores de  oportunidades para desempenhar o seu papel que é tão marcante na vida do ser humano.
REFERÊNCIA
Matos, Elizete Lúcia Moreira.Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 3ed. Petrópolis,RJ: Vozes:2008.

Por nossa Cunhada

Colunista: Tereza Cristina Val Monteiro

                            Pedagoga

          Especialista em Gestão Escolar
     Especialista em Coordenação Pedagógica

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