segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VOCÊ ESTÁ MUDANDO O MUNDO


Você é uma magnífica criação de Deus divinamente inspirada. Você está aqui na Terra durante este tempo muito tumultuado na história com um propósito sagrado. Cada alma que está aqui agora, e cada alma que chega à Terra agora, está aqui para participar do significativo processo de transformação que está acontecendo na Terra. Você não está aqui por acaso, mas através de um plano. Você tem algo de extraordinário e precioso para contribuir com o mundo, e agora é o momento para que tudo o que você é seja revelado e cumprido.   
                                            ( LER MAIS... )

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA MAÇONARIA


Fundamentos filosóficos da Maçonaria 

A filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum, e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber...  
                             LEIA MAIS.....

terça-feira, 18 de outubro de 2011

COLUNISTAS DO BLOG


Caros Leitores,
É com imenso prazer que apresento os novos colunistas do Blog:
Jorge Amorim  e  Tereza Cristina.
É de fundamental  importância  associar ideias  e  pensamentos,  já que na maioria das vezes nos perdemos entre consoantes e vogais,  entre  palavras mal formadas e frases ditas  destoantes  de conjugação verbal.
Pois bem,  na verdade eu quero dizer que todos devemos apreciar uma boa leitura  com um bom conteúdo.
Apreciem  sem  moderação !

                                    Antonio Andrade





Três episódios sem mera coincidência

                                                                                                                                                                   
                                                                                  Leia Mais.....                                    

domingo, 16 de outubro de 2011

RECITAL DE PIANO EM AMARGOSA - BAHIA


Poderosos irmãos da Loja Luz e Fraternidade Amargoense nº  56, Or.’. de Amargosa – Ba, (GLEB) mais uma vez, demostram para grande família Maçônica, que “querer é poder”.
    O primeiro Recital de Piano na Cidade de Amargosa, deixou marcado nos corações de seus amados munícipes, uma noite saborosa de prazer a mil...
Vi  em cada olhar atento e curioso, no dedilhar majestoso do tocador, que ali, de alma simples e gentil, traduziu da mais simples partitura,  sonhos seus de quando aprendiz de musica, composições de sua autoria até obras imortais de célebres compositores.
    Majestosa Noite ! em que a Maçonaria fez fervilhar de felicidade a cultura interior de cada ser, fez com que trouxéssemos a flor da pela, as razões e sentimentos bucólico, onde a emoção não se envergonhou em estampar em cada face, um simples e singelo sorriso, que traduzia um olhar encharcado de prazer e satisfação.  
    Com imenso sentimento fraterno os Irmãos daquela Loja, doaram  toda  bilheteria, à Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Especiais (AFAGO ). Estavam lá... nossas crianças, sentadas na primeira fila, contagiando a todos com seus olhares ingênuos e conquistadores.
    Paulo Gondim, professor da arte, numa impecável postura que cabe aos imortais da musica, encantou a todos em seu recital de Piano.
    Eldon Sales, Venerável da Brilhante Loja, não escondeu de ninguém a sua emoção... como sempre externou a mais profunda gratidão a todos ali presente.
       
                                          Antonio Andrade



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS



“Para que a consciência coletiva se manifeste corretamente, é necessário a participação de todos em todos os níveis  de serviço, de forma que a informação chegue de modo claro, Límpido, rápido e preciso”.








Meus Caros leitores,

Tive a grata satisfação de ser convidado para a comemoração do 13º  aniversário do Grupo Nova  Esperança do Alcoólico Anônimo, da Cidade de Santo Antonio de Jesus Bahia (11/10/2011).
Havia uma curiosidade em conhecer o grupo, de que forma trabalhavam e como se tratavam o físico, a moral e a mente. Confesso que a primeira impressão foi a melhor possível, logo fui contagiado por uma vibrante energia de felicidade e realização, todos se cumprimentavam de modo especial, naturalmente e diferente do comum principalmente ao visitante.
É encantador a maneira como desenvolvem os trabalhos, de forma simples, mas de profundo sentimento. Compartilham uma força interior descomunal, motivados pela esperança e a conquista da felicidade.
Daí fiquei me perguntando o real sentido da palavra: “Anônimo”, e tentar redefinir minhas ideias, até porque, são pessoas comuns e desinteressadas do destaque, porém, num relato sucinto transcrevem em poucas palavras a sutileza do grandioso conceito Amar.
Vivem uma cumplicidade sem igual, renascem a cada 24 horas, bem mais altivos e lúcidos, perante sua autoestima, e sem titubear renovam  compromisso com o seu Eu Interior, pedindo ao Pai Celestial serenidade para aceitar as coisas que não podem modificar, e coragem para modificar aqueles que podem. Sendo assim de outro ângulo não conseguiria matar minha curiosidade em querer entender o significado de ser anônimo, senão entender o mecanismo.
É uma irmandade mundial. Aqui no Brasil se estende por várias Cidades, que formam grupos e dissidências que procuram estabelecer através das reuniões ensinamentos simples, objetivos e positivos na busca da liberdade de cada ser. Evitar o primeiro gole, é uma frase estampada na sua tela mental, e isso tem um poder de faze-lo entender, que a provação não está ali na sua frente, e sim no discernimento entre o fascínio do álcool e a felicidade real do homem.
E como ser anônimo diante deste poder maravilhoso, que é de despertar a capacidade de dominar nossos seres elementares  inferiores ?
Talvez a controvérsia da especulativa  sociedade atual, me responda por entre linhas, que a forma mais adequada de querer entender uma coisa, ou tão somente olhar de longe, significa que quase nada que aprendemos com os outros servem para nós. Então seriamos os verdadeiros  anônimos de uma parte nua e insensível.
Evidenciar a existência de Deus é saber despertar em si um novo SER, e adquirir experiência e Fé, é simplesmente traduzir a sua maior e mais sublime Criação:
O HOMEM !

                                    Antonio Andrade



domingo, 9 de outubro de 2011

ANA LÍVIA BASTOS
















A história, durante muito tempo, nos acostumou a pensar nos grandes homens marcados por fatos heroicos> Hoje descobrimo-nos como sujeitos históricos. E a partir de então, visualizamos um novo percurso e decidimos narrar a partir de uma nova perspectiva, como diz o inglês Edward Palmer Thompson, na década de 1960, foi utilizada para definir histórias das pessoas simples da sociedade e fazia referencia a vida dos sujeitos e suas experiências culturais e politicas, excluídas da grande narrativa.
Nosso povo, nossa gente: riqueza do patrimônio Imaterial de Ubaíra.
                                            Ana Lívia Bastos


Minha doce terra...
Mais que amar, é fazer correr nas veias o verdadeiro sentimento de cidadania, erguer torres bem alta e lá, hastear a bandeira da Cultura.
Só assim nossos herdeiros saberão como foi montada a história de um povo !
Ana Lívia, Produtora do catálogo Nosso Povo, Nossa Gente: Riquezas do Patrimônio Imaterial de Ubaíra retrata em sue olhar historiador, a mais pura e profunda sintonia com um povo que nasceu nas margens do Rio jiquiriçá e que adoça a quem se encanta !

VIVA A FAMÍLIA UBAIRENSE !!!

                                        Antonio Andrade

Para adquirir o Catalogo enviar e-mail para: analiviajbastos@gmail.com


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PEDAGOGIA HOSPITALAR


INTRODUÇÃO
A classe hospitalar como modalidade de ensino em educação especial . A classe hospitalar não pode ser vista apenas como espaço de uma sala de aula, inserida no ambiente hospitalar, mas como um atendimento pedagógico especializado. Esse trabalho caracteriza-se pela diversificação de atividades, por ser uma classe multisseriada que atende à criança e adolescentes em enfermarias pediátricas ou em ambulatório de especialidades.
A classe hospitalar tem a finalidade de recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. A inclusão social será o resultado do processo educativo e reeducativo. A escola é um fator externo à patologia, logo, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior. Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização. E a escolarização indica criação de hábitos, respeito à rotina; fatores que estimulam a auto-estima da criança e do adolescente. (Fonseca, 1999).
O ambiente da classe hospitalar necessita ser diferenciado, tem que ser acolhedor, com estimulações visuais, brinquedos, jogos, sendo assim um ambiente alegre e aconchegante. É através do brincar que as crianças e adolescentes internados encontram maneiras de viver a situação de doença, de forma criativa e positiva. Portanto, o trabalho em classe hospitalar faz com que a diminuição do risco de comprometimento mental, emocional e físico dos enfermos.
No entanto às atividades são coordenadas de forma a dar um suporte e continuidade ao trabalho escolar das crianças/adolescentes atendidas na classe hospitalar. Assim, o planejamento de tais atividades torna-se imprescindível com o objetivo de reintegrar as crianças/adolescentes à sua escola de origem, assim que obtenham alta do hospital.
BREVE HISTÓRICO
A Classe Hospitalar tem seu início  em 1935, quando Henri Sellier inaugura a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris.
Seu exemplo foi seguido na Alemanha, em toda a França, na Europa e nos Estados Unidos, com o objetivo de suprir as dificuldades escolares de crianças tuberculosas.
Pode-se considerar como marco decisório das escolas em hospital a Segunda Guerra Mundial. O grande número de crianças e adolescentes atingidos, mutilados e impossibilitados de ir à escola, fez criar um engajamento, sobretudo dos médicos, que hoje são defensores da escola em seu serviço.
A proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1996, é a de que toda criança disponha de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos.
Vive-se uma realidade não condizente com os direitos dessa criança/adolescente, os hospitais na sua grande maioria, principalmente no interior, despreza a importância da atuação do pedagogo na área, ficando assim esses indivíduos sem a oportunidade de aprender.
Prega-se a inclusão social nas escolas, faculdades, na mídia e no entanto nega-se o direito de incluir o pedagogo no ambiente hospitalar.
Os profissionais da área de educação que dedicam-se ao ensino em hospitais são merecedores de  oportunidades para desempenhar o seu papel que é tão marcante na vida do ser humano.
REFERÊNCIA
Matos, Elizete Lúcia Moreira.Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 3ed. Petrópolis,RJ: Vozes:2008.

Por nossa Cunhada

Colunista: Tereza Cristina Val Monteiro

                            Pedagoga

          Especialista em Gestão Escolar
     Especialista em Coordenação Pedagógica

sábado, 1 de outubro de 2011

NASCEU A DELTA UBAIRENSE



Graças Rendemos ao Grande Arquiteto do Universo !!!

Sob os auspícios da Mui Respeitável  Grande loja do estado da Bahia,
no brilhante comando do Sereníssimo  Grão Mestre Itamar Santos Assis, e seu  Respeitável Delegado  do XXIV Distrito sidiada no Oriente de Santo Antonio de Jesus Bahia, Poderoso Irmão Miguel Farias Peixoto, o qual presidiu a  reunião de fundação da Aug.’. e Resp.’. Loja Maçônica Delta Ubairense, no Oriente de Ubaíra Bahia e sua Sagração do Templo Provisório marcada para a memorável data de 11 de novembro de 2011.
E para evidenciar mais um  Facho de Luz no belo Vale do Jiquiriçá, Foi adotado o Rito Schroder, que na sabedoria unânime dos Irmãos, emblemaram em seus sentimentos como dever Sublime e Fraterno,  de fazer brilhar a Maçonaria da  Nova Era.
                                  
                                                 Antonio Andrade