sexta-feira, 2 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO


A indepedência do nosso País se deu meramente no Plano burocrático e muito ainda há de ser feito para a consolidação do nosso ideal de Liberdade. Afinal, um País independente deve assegurar as premissas básicas de bem estar social aos seus Cidadãos.
  O 7 de setembro não representa um fim, tampouco um dia comemorativo estático, ele é sobretudo um momento de reflexão para nós Maçons deste País e devemos estar vivo em nosso dia-a-dia para que lembremos incessantemente do  nosso papel enquanto “EDIFICADORES SOCIAIS”.
   Todavia a transformação Social não se dá apenas entre paredes e com palavras, é necessário AÇÃO. E como escola de Líderes a Maçonaria através de seus ensinamentos nos mostra que o Maçom é responsável pelo engrandecimento e solidificação das virtudes sociais. Isso não é mero apologismo, pois sabemos que a Maçonaria não é uma instituição político-partidária, entretanto, não podemos nos furtar ao nosso papel enquanto homens politizados e comprometidos com o futuro melhor.
  Sabemos que muito falta ser feito para a edificação da Obra, não deixemos com isso que o legado dos nossos Irmãos de outrora como José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Dom Pedro II, dentre outros se resuma a simples datas distantes na história. Espelhemo-nos na grandiosidade e na disposição que eles tiveram, pois basta um olhar atento à nossa volta para vermos que enquanto os desmandos e a impunidade permear as mentes dos governantes, enquanto homens e mulheres de bem tiverem suas vidas ceifadas pela violência gratuita, enquanto nossos jovens e crianças estiverem expostos às mazelas das drogas e da prostituição, enquanto nos trancarmos atrás das grades e de muralhas com medo da marginalidade, não poderemos nos considerar integralmente independentes. Por isso é importante observarmos o quanto nossa Pátria e a Humanidade precisam e esperam por nós.
  À primeira vista esta Missão nos parece muito árdua, e quase impossível, mas existe uma Egrégora  que nos fortalece e nos une ao Grande Arquiteto do Universo Deus nosso Pai Criador. Lembremos que nos momentos mais difíceis da história a maçonaria esteve sempre de pé e a ordem para tirar a humanidade do Umbral em que se encontrava e conduzi-la rumo a maior iluminação.
  Que o 7 de setembro, data que representa a independência política do nosso País represente também nossa constante disposição em edificar uma sociedade mais igual, livre e fraterna.
“Unidos somos mais fortes” !
                                                             Ivan Rios
                                                   Loja Deus e Amor nº 21
                                               Santº Antº de Jesus - Bahia                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário